segunda-feira, abril 16, 2012

Mais sobre Shantala


Massagem para bebês



Shantala é uma técnica milenar passada de geração para geração, de mãe para filha. Outro presente indiano com toda a sabedoria do Oriente, ela é muito mais que uma técnica. É a arte de transmitir o amor através do toque de suas mãos. Desfrute da massagem totalmente e mantenha-se humilde para treinar a técnica dia após dia. Essa postura irá fazer com que amadureça em você, algo diferente, mais passivo e amoroso. Encare a massagem como uma graça divina, simples e profunda. É sempre bom lembrar que um professor, ou alguém treinado possa ensinar-lhe a técnica, proporcionando mais segurança e informação no aprendizado da massagem. Suas características são o silêncio e  a concentração. Às vezes considerada meditação ou yoga para bebê, desenvolve outros tipos de diálogos entre mãe e o bebê, diálogos não verbais, com os olhos, com as mãos. Desenhos no corpo, história que começa feliz e aconchegante para os dois envolvidos e transcende este dueto para levar cordialidade, amorosidade, simpatia, cumplicdade para outros, para os membros do núcleo que convivem com esta dupla que se integra a cada dia.

Desfrute da sabedoria milenar.

Efeito da massagem contra dor é similar ao de analgésico


Na prática, já se sabia desde a antiguidade clássica, pois gregos antigos, chineses e indianos já praticavam técnicas de massagem em seus atletas depois de exercícios. Mas só agora uma equipe de cientistas, no Canadá, demonstrou o mecanismo bioquímico pelo qual a massagem faz efeito terapêutico.
NO mundo de hoje, tudo precisa ser cientificamente comprovado... as pessoas com isso esquecem de comprovar experiencialmente, sensorilmente... que pena...
A simples postagem de um cientista qualquer pode afastar alguém da experiencia... sim, afastar pois muitos se satisfazem com o simples fato de ouvir falar...
Ao invés de apenas dar crédito depois de um cientista "fussar" os resultados, aposte no aprendizado da alma e permitasse desfrutar da experiência. Viva! Experiencie. Comprove você os benefícios dos tratamentos naturais.
Bem, mas já que a matéria saiu, resolvi colocá-la aqui também. Para mostar o que não é preciso:

O estudo foi publicado na revista médica americana "Science Translational Medicine" pela equipe coordenada por Justin Crane e Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster, do Canadá.



Usando um grupo de 11 voluntários que realizou exercícios físicos, recebeu massagem feita por profissionais e, depois, foi submetido a biópsias nos músculos afetados, Crane e seus colegas documentaram as mudanças biológicas nos tecidos.


"Depois de dez minutos de massagem, vias de sinalização que respondem a estresses mecânicos foram ativadas. A massagem reduziu sinais de inflamação, e células musculares massageadas eram mais capazes de formar novas mitocôndrias", escreveu o editor da revista.


Exercício demanda energia. Graças à massagem, as células musculares produziram com mais eficiência "organelas" (pequenos órgãos dentro das células) ligados à produção de energia, essas mitocôndrias.

Ou seja, a massagem terapêutica facilita a recuperação após danos musculares.



"A massagem depois da prática esportiva ajuda em duas coisas", afirma Victor Liggieri, coordenador do setor de fisioterapia do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.


"Há uma dor normal pós-exercício. A massagem reduz o tempo da recuperação muscular. E reduz o índice de lesão patológica, por exemplo, um estiramento muscular", diz Liggieri. Isto é, um alongamento, abrupto, do músculo, faz com que ele passe do seu limite elástico natural e o deixa contraído. E isso pode durar semanas, meses.


"Mas não é só o atleta que está em risco", diz o fisioterapeuta. O chamado atleta de fim de semana é a clássica vítima de dor muscular.


O objetivo do estudo canadense descrito agora era justamente avaliar essa situação em que pessoas sem condicionamento físico sofrem dor muscular.


O estudo envolveu testar os músculos das pernas de voluntários submetidos a exercícios exaustivos.


Dez minutos de massagem reduziram os sinais de inflamação nas células. E, algo que vai merecer mais estudo, o resultado foi parecido ao produzido por analgésicos.


Segundo os autores, é importante dar validade científica a tratamentos baseados no toque, que são cada vez mais procurados em substituição ou de forma complementar ao atendimento médico convencional. Além disso, livraria os pacientes de efeitos colaterais de analgésicos e anti-inflamatórios.


















Shantala: Um toque de amor

Neste sábado 21/04/2012, se realizará a primeira turma de treinamento em Shantala na Escola Mondrian em Ilhéus.

Uma experiência enriquecedora para todos.
A presença de espírito de Izabel Midlej da Escola Mondrian em perceber a importancia que o toque consciente tem para o ser humano faz a diferença. Incorporar o treinamento ás habilidades das funcionárias da Escola é outro grande passo a frente!

Estaremos todos juntos nesta proposta!

Bem, as inscrições para a primeira turma, estarão suspemsas nesta quinta - 19/04/2012. Os interessados devem efetivar a sua inscrição até esta data, não sendo aceitas participações na hora (pois o material estará disponível em número exato ao das inscrições).
As inscrições são realizadas no Mondrian, onde estará disponível uma ficha de incrição que deverá ser preenchida.

A segunda turma já está prevista para o dia 28/04/2012, as incrições para a segunda turma seguem até o dia 26/04/2012. Nas mesmas condições.

sábado, abril 07, 2012

Curso que será realizado na Escola Mondrian em Ilhéus.

Novas datas serão sempre abertas.