sábado, julho 31, 2010

Mantras

Cantar mantras...

Purificar corpo, alma e coração. Cantar elevar a mente e entregar os sentimentos para a leveza e purificação.
Experimente!

Clique no título e Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna, krishna, Hare, Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare...

quinta-feira, julho 29, 2010

A yoga Massagem Ayurvédica Tradicional

Técnica criada e ensinada pela Indiana Kusum Modak, segue muitos dos princípios da Medicina Ayurvédica, tratando o corpo como um todo; e também do Yôga, trabalhando posições e respirações.

Dentro desta visão global, trabalha basicamente articulações, circulação sanguínea e respiração, despertando o corpo físico em níveis profundos, resgatando sua consciência, unindo no aqui e agora a mente e o corpo.

Nessa massagem são utilizados mãos, pés e o peso do corpo para executar alongamentos e trações que se baseiam nos asanas do Yôga. Esse Trabalho combina o uso de óleos vegetais puros e o pó Vekand (Calamus), extraído de uma raiz da espécie das Zingiber (família do gengibre), que recebe o nome citado acima comum na Índia, estimulando músculos e circulação, liberando as toxinas. Toques profundos com as mãos, cotovelos e pés realizam o realinhamento da postura, aliviando as tensões físicas. Como resultado desta prática, há um fortalecimento do sistema imunológico, pela manipulação profunda na pele e uma drástica redução nos níveis de estresse e dos sintomas da depressão.

O compêndio de alongamentos frequentemente repetidos, resulta também, numa flexibilidade maior do corpo, melhorando as articulações e permitindo a livre circulação da energia pelos meridianos do corpo. O efeito terapêutico no corpo físico acaba também se estendendo ao corpo emocional. Os nódulos resultantes de emoções e experiências contraídas no corpo são estimulados, proporcionando um processo íntimo de autoconhecimento e de transformação interna e externa, a partir da consciência corporal. Esse sistema de tratamento pode ser usando para a harmonização, para o equilíbrio e para a revitalização no tratamento de problemas, situados nas áreas do corpo como pescoço, braços, costas, pélvis ou joelhos.

O trabalho pode ser tanto preventivo quanto curativo, ou seja, pode ser realizado para prevenir problemas ou para desabilitar problemas crônicos instalados no corpo. A pressão manual, com o deslizamento sobre a pele, potencializa os poderes de recuperação naturais do corpo, enquanto eliminam os elementos geradores do desequilíbrio energético, desenvolvendo a capacidade de resistência do corpo à doença. Essa técnica, portanto, é muito mais do que uma simples massagem, pois seu objetivo é ativar ou reativar a energia vital (o vigor do corpo, dos órgãos internos), a partir do alinhamento da coluna vertebral e da postura, do estímulo profundo dos músculos, da respiração e do sistema circulatório.


A teoria do equilíbrio - Ayurvédico


Ayurveda é uma parte do conhecimento antigo (ancestral) da Índia, dos Vedas, livros que foram escritos a mais de 6.000 anos pelos Rishis, sábios indianos que por meio de meditação, observação, resignação, práticas e desintoxicações realizadas no seu corpo físico conseguiram intuir, canalizar, conceber com permissão de mentes superiores e elevadas informações importantíssimas que ainda hoje a ciência tecnológica atual comprova em estudos de altíssimo teor acadêmico e responsabilidade social. 

Ayurveda é uma ciência que ensina como viver em verdadeiro e natural equilíbrio. Isso não se limita ao adequado funcionamento da mente, do corpo e da alma, vai mais longe, estabelecendo uma natural e equilibrada relação com a natureza como um todo.


Isso inclui uma relação perfeita entre todas as criaturas, os membros da família, amigos, colegas, o meio ambiente, a sociedade, opiniões, costumes e, finalmente, a verdade e o Criador; a fonte única de energia que tudo gerou, que tudo gera. Ayurveda ensina como manter esse equilíbrio. Enquanto o equilíbrio é mantido, existe saúde; quando ele falha, surgem as doenças, a infelicidade e a miséria. Isso confirma que a Ayurveda é um completo modo de vida e suas aplicações se confirmam quando mais se aprofunda seu conhecimento. Isso exige que os médicos Ayurvédicos analisem seus pacientes dentro de um contexto muito mais amplo do que o simples exame de sintomas físicos. A escuta do corpo e a análise de seus humores é essencial para uma análise profunda e ampla.

Origem da Ayurveda


Baseados em inúmeros fatos e provas, muitos estudiosos da Ayurveda afirmam que ela surgiu cerca de 6.000 ou 7.000 anos. Antes, no seu início, foi intuída, canalizada, observada; depois, era ensinada e praticada oralmente, como muitas práticas na Índia até mesmo nos dias atuais; este fato dificulta muito o trabalho dos historiadores que consideram essa data como sua origem, baseados nos primeiros documentos escritos a respeito do assunto encontrados na cidade de Kerala.

Kerala (estado situado a extremo sudoeste da Índia), com sua rica e tradicional herança de uma flora repleta de ervas medicinais, é considerada o berço da Ayurveda. Os médicos tradicionais de Kerala desenvolveram um tratamento especial e um número de fórmulas únicas. Milhares de pessoas de diferentes partes do mundo buscam em Kerala a cura Ayurvédica para seus males crônicos. Os métodos de diagnósticos e tratamentos são baseados em princípios simples e naturais, promovendo a saúde, prevenindo doenças e adquirindo longevidade com qualidade de vida.

A Difusão da Ayurveda


Os Rishis, ou sábios, divulgaram os ensinamentos ayrvédicos, através dos livros clássicos por eles escritos.

Entre eles destacam-se:


  •  Characa Sanrita - elaborou o livro da medicina;
  •  Susruta samhita - elaborou o livro da filosofia;
  •  Asthanga hridaya - elaborou os livros dos comentários.


O grande ensinamento Ayurvédico é a prevenção, a consciência nos mínimos atos da vida cotidiana, a presença de um ser completo e pleno; o tratamento de doenças através da harmonização da vida com tudo que a cerca, dividindo-se em oito grandes grupos:


  • Shalia ou cirurgia geral;
  • Shalakya, a cirurgia acima da clavícula;
  • Kya Chikitsa, o tratado de diagnóstico e tratamentos;
  • Kaumarrya Bhistya, a pediatria;
  • Agad Tantra, a toxicologia;
  • BrutViddya trata das doenças psicossomáticas;
  • Rasayana cuida da vitalização geral;
  • Vajikarana proporciona maior potência sexual.


Além disto, é complementada por outros ramos da sabedoria Védica como Yôga, anatomia, fisiologia, farmacologia, massagens e alimentação consciênte.


Ayurveda

É a mais antiga ciência médica da Índia, cuja origem remonta aos Vedas, os mais antigos clássicos do mundo e os livros ancestrais de conhecimento e ciência da Índia.
Neles existem informações práticas e científicas sobre vários assuntos de interesse da humanidade, como saúde, filosofia, engenharia e astrologia, entre outros. Ayurveda é um sistema científico antigo e independente de práticas medicinais. Também conhecida como a "mãe da medicina",
pois seus princípios influenciaram o desenvolvimento da medicina chinesa, árabe, grega e romana. A moderna medicina ocidental não só adotou os conceitos ayurvédicos, como seus ramos, as terapias integrativas: aromaterapia, homeopatia e a naturopatia.
A Ayurveda é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e é atualmente utilizada em 80% da população da Índia, enquanto se dissemina pelo mundo
ocidental.

O Significado de Ayurveda

Ayurveda é uma ciência de cura, que compreende duas palavras: Ayu e Veda. Ayu significa vida e Veda significa conhecimento ou ciência. Assim, a tradução literal da palavra Ayurveda em a ciência da vida, uma ciência que não se preocupa apenas com o tratamento de algumas doenças, mas envolve um completo modo de vida. Isso se torna mais claro quando
se conhece o significado de vida de acordo com a Ayurveda: vida é uma combinação de sentidos, mente, corpo e alma. Assim, a definição de vida para Ayurveda não se limita ao corpo ou aos sintomas físicos, mas envolve um conhecimento sobre a saúde espiritual, mental e social.
Nos arquivos você pode encontrar mais textos sobre a Ayurveda (mês de março de 2010).

Agradecimento!!!

Gratidão a todos os que abrilhantaram os encontros da 9ª edição da Série Sementes de Luz!
Grata pela energia contagiante de Drª Gildete Carvalho, Antônio Brandão, Gicele Alakija, Sandra Melhor. Muita Gratidão a todos.
Grata pela participação bela de cada um dos que foram até os encontros e compartilharam seu brilho conosco!

Grata
Até a 10ª!!!

Fisiognomonia

A Fisiognomonia (estudo da face) é um dos métodos de diagnóstico usados pela medicina Ayurvédica para prevenção e identificação de doenças.
Teve seu berço na Índia, quando seus antigos habitantes estudavam as rugas do corpo, suas causas e áreas de apresentação.
Foi levada para a China, desenvolvida e estudada como diagnóstico, principalmente pelo Dr. PenChião.
É estudada actualmente por monges, acupuntores, e por toda uma legião de leigos e profissionais que reconhecem seu valor e importância como diagnóstico.
Além de permitir que o especialista conheça certas particularidades do carácter da pessoa, fornece outras informações através dos traços faciais, relacionando-os à sua saúde física, emocional e mental.
No ocidente, a fisiognomia também é usada em grandes Empresas com o objetivo de selecionar os seus futuros funcionários.
A leitura dos sinais do rosto, aliada a outras técniocas de diagnóstico ajudam na manutenção da saúde.

Shantala

A Shantala é uma massagem milenar indiana. Não se tem registro de quando exatamente surgiu. Ela foi ensinada pioneiramente em Kerala, cidade no Sul da Índia, e desde então é uma tradição passada de mãe para filha.
Sua chegada ao ocidente aconteceu quando o médico francês Frédéric Leboyer, em passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher a massagear seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paralítica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, uma favela de Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformassem tudo a sua volta. Todo o amor compartilhado por mãe e filho inundava também o coração do médico francês que no mesmo instante se tornou árduo estudioso da técnica.

“O horror das ruas sórdidas que percorrera,
dos pardieiros avistados, havia sumido por completo.
Eu estava cego de tanta beleza e amor.
Na verdade, o sol, numa explosão,
fizera voar tudo em esplendor e
iluminava a alegria por toda parte”
LEBOYER, 1995

sábado, julho 10, 2010

Série Sementes de Luz!!!!





Nos sábados 17 e 24 de julho. 15:00 às 18:00h

17/07/2010
1- “Onde tudo começa na vida de uma criança”
Drª Gildete Lino de Carvalho – Psicóloga, Psicanalista.

2- “Shantala – O toque de boas vindas e segurança”
RiCáBarros – Terapeuta Ayurvédico.

3- “As cores e sua influência em nossas vidas”.
Sandra Melhor – Cromoterapeuta.



24/07/2010
4- “Oráculos”
Antônio Brandão – Tarólogo.

5- “Fisiognomia – A Linguagem do Rosto”
RiCáBarros – Terapeuta Ayurvédico.

6- “Astrologia Kármica e Humanística”
Gicele Alakija – Psicóloga, Astróloga.

Entrada Franca!

Participe!

Ed. Tropicália, nº 81, sala 301
Av. Simon Bolivar / Rua anquises Reis - Jardim Armação
(Ao lado do Centro de Convenções)

Informações: 8219.7683

Série Sementes de Luz!!