Ayurveda é uma parte do conhecimento antigo (ancestral) da Índia, dos Vedas, livros que foram escritos a mais de 6.000 anos pelos Rishis, sábios indianos que por meio de meditação, observação, resignação, práticas e desintoxicações realizadas no seu corpo físico conseguiram intuir, canalizar, conceber com permissão de mentes superiores e elevadas informações importantíssimas que ainda hoje a ciência tecnológica atual comprova em estudos de altíssimo teor acadêmico e responsabilidade social.
Ayurveda é uma ciência que ensina como viver em verdadeiro e natural equilíbrio. Isso não se limita ao adequado funcionamento da mente, do corpo e da alma, vai mais longe, estabelecendo uma natural e equilibrada relação com a natureza como um todo.
Ayurveda é uma ciência que ensina como viver em verdadeiro e natural equilíbrio. Isso não se limita ao adequado funcionamento da mente, do corpo e da alma, vai mais longe, estabelecendo uma natural e equilibrada relação com a natureza como um todo.
Isso inclui uma relação perfeita entre todas as criaturas, os membros da família, amigos, colegas, o meio ambiente, a sociedade, opiniões, costumes e, finalmente, a verdade e o Criador; a fonte única de energia que tudo gerou, que tudo gera. Ayurveda ensina como manter esse equilíbrio. Enquanto o equilíbrio é mantido, existe saúde; quando ele falha, surgem as doenças, a infelicidade e a miséria. Isso confirma que a Ayurveda é um completo modo de vida e suas aplicações se confirmam quando mais se aprofunda seu conhecimento. Isso exige que os médicos Ayurvédicos analisem seus pacientes dentro de um contexto muito mais amplo do que o simples exame de sintomas físicos. A escuta do corpo e a análise de seus humores é essencial para uma análise profunda e ampla.
Origem da Ayurveda
Baseados em inúmeros fatos e provas, muitos estudiosos da Ayurveda afirmam que ela surgiu cerca de 6.000 ou 7.000 anos. Antes, no seu início, foi intuída, canalizada, observada; depois, era ensinada e praticada oralmente, como muitas práticas na Índia até mesmo nos dias atuais; este fato dificulta muito o trabalho dos historiadores que consideram essa data como sua origem, baseados nos primeiros documentos escritos a respeito do assunto encontrados na cidade de Kerala.
Kerala (estado situado a extremo sudoeste da Índia), com sua rica e tradicional herança de uma flora repleta de ervas medicinais, é considerada o berço da Ayurveda. Os médicos tradicionais de Kerala desenvolveram um tratamento especial e um número de fórmulas únicas. Milhares de pessoas de diferentes partes do mundo buscam em Kerala a cura Ayurvédica para seus males crônicos. Os métodos de diagnósticos e tratamentos são baseados em princípios simples e naturais, promovendo a saúde, prevenindo doenças e adquirindo longevidade com qualidade de vida.
A Difusão da Ayurveda
Os Rishis, ou sábios, divulgaram os ensinamentos ayrvédicos, através dos livros clássicos por eles escritos.
Entre eles destacam-se:
- Characa Sanrita - elaborou o livro da medicina;
- Susruta samhita - elaborou o livro da filosofia;
- Asthanga hridaya - elaborou os livros dos comentários.
O grande ensinamento Ayurvédico é a prevenção, a consciência nos mínimos atos da vida cotidiana, a presença de um ser completo e pleno; o tratamento de doenças através da harmonização da vida com tudo que a cerca, dividindo-se em oito grandes grupos:
- Shalia ou cirurgia geral;
- Shalakya, a cirurgia acima da clavícula;
- Kya Chikitsa, o tratado de diagnóstico e tratamentos;
- Kaumarrya Bhistya, a pediatria;
- Agad Tantra, a toxicologia;
- BrutViddya trata das doenças psicossomáticas;
- Rasayana cuida da vitalização geral;
- Vajikarana proporciona maior potência sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário