Ayurveda é a ciência da vida. O conhecimento vivenciado no dia a dia. Aplicação prática de ensinamentos milenares que levam o ser a um pleno e saudável viver longevo.
domingo, abril 25, 2010
Fé
Na linha do horizonte
Do alto da montanha
Por onde quer que eu ande
Esse amor me acompanha...
A luz que vem do alto
Aponta o meu caminho
É forte no meu peito
Eu não ando sozinho...
Te vejo pelos campos
Te sinto até nos ares
Te encontro nas montanhas
E te ouço nos mares...
Você é meu escudo
Você prá mim é tudo
Minha fé me leva até você...
Prá quem te trás no peito
O mundo é mais florido
A vida aqui na Terra
Tem um outro sentido...
Eu ando e não me canso
Esqueço a minha cruz
Firme nesse rumo
Que a você me conduz...
Em todos os momentos
Que eu olho pr'o espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço...
Você é meu escudo
Você prá mim é tudo
Minha fé me leva até você...
Águia Dourada
Águia bonita que voa no espaço
Aqui da Terra vejo passar
Riscando o azul, dourado traço
Linha ascendente no ar
Eu sou um Índio e aqui do asfalto
Olho no alto caminhos seus
Meus pensamentos sempre te encontram
Voando perto de Deus
Rápido como um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão
Mostra a esse povo civilizado
Que todo índio sabe viver
Com a natureza sempre a seu lado
E olhando o céu pode ver
Que o vento sopra e a chuva cai
As nuvens passam e você vai
Asas abertas, força e coragem
Vão nesse rumo de paz
Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão
Natureza que reclama
Flores, folhas, verde vida
Rios, mares se derramam pela terra tão ferida
Ventos pedem, choram e chamam
Águia, me mostra no meu caminho
Como se pousa longe do espinho
Como se luta por esse mundo
Como se salva esse ninho
Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão
Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão
Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão
Rápido com um raio
terça-feira, abril 20, 2010
O significado das flores
segunda-feira, abril 12, 2010
Sentir é melhor do que ter

Em artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, psicólogos da Cornell University, de Nova York, dizem que ao avaliar outras oito pesquisas, perceberam que o ser humano tende a comparar seus bens com os de outras pessoas.
Por isso, segundo os cientistas, as experiências trazem mais satisfação, já que são mais pessoais e difíceis de serem comparadas.
Conexão individual
"Imagine que você compra uma TV de tela plana, e está feliz com ela. Mas aí você vai a casa de um amigo e ele tem uma TV com uma imagem maior e melhor. Isso vai decepcionar e chatear você", explicou Thomas Gilovich, um dos autores do estudo.
"Mas se você for de férias para o Caribe e eu também, você tem as suas memórias - sua conexão única com o Caribe - que ninguém mais tem e que fez as suas férias especiais", afirma.
Ainda segundo o estudo, a decisão de gastar dinheiro com uma "experiência" é mais fácil de ser tomada do que a de um bem material.
Satisfação nas compras
Além disso, de acordo com os autores, quando as pessoas compram algo, elas tendem a ficar ruminado sobre as outras alternativas de que tinham à disposição ou a continuar comparando o que têm com o que não puderam comprar.
"Os resultados que obtivemos mostram que a compra de uma 'experiência' leva mais à sensação de bem-estar", disse Gilovich.
Ligação entre dinheiro e felicidade
Recentemente, outra pesquisa, feita por um grupo da Universidade de São Francisco, também nos Estados Unidos, igualmente concluiu que o
Uma pesquisa espanhola, premiada internacionalmente, garante que o dinheiro ajuda, mas não compra felicidade.
Em termos práticos, outro grupo de cientistas respondeu à pergunta "Presente material ou um passeio a dois: qual presente traz mais felicidade?".
quarta-feira, abril 07, 2010
domingo, abril 04, 2010
Algo sobre o INHAME
sábado, abril 03, 2010
A influência da alimentação
Imaginem que, em uma vida de 70 anos, passa em média pelo trato digestivo de um indivíduo, duas toneladas de comida, o que não é pouco. Pessoas em condições normais de saúde têm um canal digestivo de mais ou menos 09 metros, que ligam a garganta ao retro. A comida passa através deste canal sem nenhum esforço significante. No entanto, se a alimentação não for adequada, o alimento ingerido ficará literalmente lutando para poder ser digerido. Todos as coisas que rodeiam você influenciam seu biotipo, desde o ambiente em que você trabalha, passando pela comida que você come, o livro que está lendo, o horário que você acorda e vai dormir, até a estação do ano em que você está vivendo. Porém, as maneiras "mais fáceis" e eficazes de manter o equilíbrio da sua natureza são através da alimentação e pequenas mudanças de hábito.
A má alimentação e por conseqüência a má digestão são as maiores razões para o acúmulo de toxinas, denominadas amas, porém maus sentimentos e a falta de amor por si próprio e também pelo outro é muito pior do que o pior dos hábitos alimentares. Sentimentos do tipo raiva, medo, ciúmes, inveja, ódio etc... São muito prejudiciais à saúde e fazem com que o próprio organismo produza ama. E o acúmulo de ama deixa o corpo mais propício a doenças.
A digestão tem um papel muito importante para o Ayurveda, pois é através dela que o acúmulo de amas (toxinas) irá ser eliminado, pelo intestino. Por isso zelar por uma ótima digestão é uma opção de bom senso para aqueles que querem manter a saúde. Uma rotina que ajuda e muito para a eliminação de fezes é ingerir um copo de água pela manhã em jejum, pois a água estimula os movimentos peristálticos. E mesmo que sem vontade, sentar durante 5 minutos no vaso sanitário, faz com que depois de alguns dias de prática você comece a eliminar pela manhã. Este por sinal é o melhor horário para limpar o intestino e começar um novo dia. A prática de pranáyámá pela manhã, uma técnica de respiração indiana, ajuda muito na produção de movimentos peristálticos, sendo uma ótima opção de prática para começar o dia.
Um dos procedimentos que podemos tomar é iniciar uma dieta para o seu biotipo. Pois existem alimentos mais ou menos propícios para cada um dos doshas. A princípio podemos comer qualquer tipo de alimento desde que este seja saudável. Porém o que é um alimento saudável? Um exemplo simples: leite em forma de iogurte pode ser muito prejudicial para pessoas de pitta, principalmente no horário noturno. E como este, existem muitos alimentos que podem ser extremamente prejudiciais se não forem bem administrados, principalmente se o seu dosha estiver desequilibrado. No entanto existem dietas pacificadoras que auxiliam você a escolher os alimentos mais propícios para determinadas refeições, de acordo com o horário e a estação do ano. Esta dieta pode se tornar muito difícil de seguir se você não tiver a percepção para perceber o que lhe faz bem ou mal. É aí que o Yoga entra, isso quer dizer, estar sempre consciente. Não comer no "automático" e principalmente, desligar o "automático" da digestão. É superimportante observar a digestão para saber o que lhe faz bem ou não, observar os movimentos peristálticos, e também observar as fezes, o tamanho, a consistência, se ela flutua ou não. Pois a partir desses sinais você poderá saber se sua alimentação esta sendo ideal ou não para o seu biotipo.
quinta-feira, abril 01, 2010
Uma Prece
PALAVRA FALADA - Verbalizar
“O som é o mais sublime dos poderes.
tem o poder de materializar no mundo da forma as forças
o Verbo era Deus...(João 1, 1-2). Pelo poder da Palavra Criadora,
(Logos Solares, Elohins, Mestres Ascensionados, Arcanjos, Anjos, etc).
O universo foi criado, juntamente com tudo
poder do som o homem foi criado e pelo poder do som
Quando reconhecemos o poder da palavra,
Magia do Verbo. Cada som, palavra falada ou cantada,
existem no Cosmo, emanadas de DEUS-PAI-MÃE.”
Extraído do livro: A Hierarquia dos Iluminados - Os portadores da Luz Azul