sábado, abril 03, 2010

A influência da alimentação

O Ayurveda ensina que cada indivíduo tem o poder de curar a si próprio. Esta ciência oferece para todos a liberdade de recuperar a saúde através do entendimento do nosso corpo e das nossas necessidades. Uma das maneiras de se ter saúde é manter uma boa dieta e estabilizar as rotinas diárias.
Imaginem que, em uma vida de 70 anos, passa em média pelo trato digestivo de um indivíduo, duas toneladas de comida, o que não é pouco. Pessoas em condições normais de saúde têm um canal digestivo de mais ou menos 09 metros, que ligam a garganta ao retro. A comida passa através deste canal sem nenhum esforço significante. No entanto, se a alimentação não for adequada, o alimento ingerido ficará literalmente lutando para poder ser digerido. Todos as coisas que rodeiam você influenciam seu biotipo, desde o ambiente em que você trabalha, passando pela comida que você come, o livro que está lendo, o horário que você acorda e vai dormir, até a estação do ano em que você está vivendo. Porém, as maneiras "mais fáceis" e eficazes de manter o equilíbrio da sua natureza são através da alimentação e pequenas mudanças de hábito.
A má alimentação e por conseqüência a má digestão são as maiores razões para o acúmulo de toxinas, denominadas amas, porém maus sentimentos e a falta de amor por si próprio e também pelo outro é muito pior do que o pior dos hábitos alimentares. Sentimentos do tipo raiva, medo, ciúmes, inveja, ódio etc... São muito prejudiciais à saúde e fazem com que o próprio organismo produza ama. E o acúmulo de ama deixa o corpo mais propício a doenças.
A digestão tem um papel muito importante para o Ayurveda, pois é através dela que o acúmulo de amas (toxinas) irá ser eliminado, pelo intestino. Por isso zelar por uma ótima digestão é uma opção de bom senso para aqueles que querem manter a saúde. Uma rotina que ajuda e muito para a eliminação de fezes é ingerir um copo de água pela manhã em jejum, pois a água estimula os movimentos peristálticos. E mesmo que sem vontade, sentar durante 5 minutos no vaso sanitário, faz com que depois de alguns dias de prática você comece a eliminar pela manhã. Este por sinal é o melhor horário para limpar o intestino e começar um novo dia. A prática de pranáyámá pela manhã, uma técnica de respiração indiana, ajuda muito na produção de movimentos peristálticos, sendo uma ótima opção de prática para começar o dia.
Um dos procedimentos que podemos tomar é iniciar uma dieta para o seu biotipo. Pois existem alimentos mais ou menos propícios para cada um dos doshas. A princípio podemos comer qualquer tipo de alimento desde que este seja saudável. Porém o que é um alimento saudável? Um exemplo simples: leite em forma de iogurte pode ser muito prejudicial para pessoas de pitta, principalmente no horário noturno. E como este, existem muitos alimentos que podem ser extremamente prejudiciais se não forem bem administrados, principalmente se o seu dosha estiver desequilibrado. No entanto existem dietas pacificadoras que auxiliam você a escolher os alimentos mais propícios para determinadas refeições, de acordo com o horário e a estação do ano. Esta dieta pode se tornar muito difícil de seguir se você não tiver a percepção para perceber o que lhe faz bem ou mal. É aí que o Yoga entra, isso quer dizer, estar sempre consciente. Não comer no "automático" e principalmente, desligar o "automático" da digestão. É superimportante observar a digestão para saber o que lhe faz bem ou não, observar os movimentos peristálticos, e também observar as fezes, o tamanho, a consistência, se ela flutua ou não. Pois a partir desses sinais você poderá saber se sua alimentação esta sendo ideal ou não para o seu biotipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário