terça-feira, novembro 27, 2012

Yoga Massagem Ayuvedica Tradicional

Em Salvador de 20/12/12 a 05/01/13, estarei atendendo e realizando sessões de Yoga Massagem Ayurvédica. Para os interessados entrem em contato para pegar o número em Salvador, para o agendamento.

Gratidão!!!


Purifique o corpo das toxinas nocivas


Yogananda

Texto: Yogananda
com comentários RiCáBarros

Três quartas partes do corpo compõem-se de água; portanto a exigência de água no organismo é bem maior que a de comida. (A morte pela sede é um sofrimento mais severo que a morte pela fome). é importante dar ao corpo bastante água. Beber sucos de frutas sem açúcar também é bom. Em localidades onde a água tem elevado teor de cálcio, o que favorece a arteriosclerose, o homem deve tomar sucos de frutas, além de comer frutas como melancia, melão e outras igualmente suculentas, além da água. Alguns pesquisadores na área da saúde afirmam, no entanto, que as pessoas que sofrem de sinusite não devem tomar sucos cítricos. Tome a decisão de beber bastante líquido (e eu não me refiro a refrigerantes e bebidas gasosas!), para eliminar as toxinas do corpo. Mas evite ingerir líquidos durante as refeições, pois  podem prejudicar a digestão. A tendência é engolir o alimento com a bebida, sem mastigá-lo devidamente. Quando os amidos não são parcialmente digeridos na boca, geralmente não são totalmente digeridos no estômago. É importante mastigar bem a comida - o estômago não tem dentes! comer depressa é prejudicial, principalmente se grandes quantidades de líquidos forem ingeridos durante a refeição, o que diluirá os sucos gástricos. Além disso, beber líquidos durante as refeições provoca tendência à obesidade. Relaxa a musculatura abdominal.

    É importante manter saudável a corrente sanguínea  Carne de boi e de porco podem lançar toxinas e micróbios no sangue. Os glóbulos brancos tentam destruir os micróbios, mas se estes forem fortes e os glóbulos brancos insuficientes para opor resistência, iniciam-se as reações tóxicas. Peixe, frango e carneiro são preferíveis às carnes bovinas e suínas, que produzem elevada acidez. 

- Prestar atenção neste ponto é muito importante pois as aves de granja são altamente maléficas a saúde por estarem impregnadas de substâncias nocivas como antidepressivos e antibióticos; as mares também encontram-se poluídos, portanto, galinhas caipira seriam a saída menos ruim dentre as alternativas para aqueles que consomem carnes. 
- Ingerir alimentos muito gordurosos também contribui para o empobrecimento do sangue, no que diz respeito a sua qualidade e limpeza. Esses alimentos acabam por lançar na corrente sanguínea partículas maiores e mais densas que podem obstruir o fluxo sanguíneo em determinadas áreas, "entupindo" assim capilares pequenos onde o sangue não conseguirá mais passar e com isso deixar de irrigar determinada área, causando vários problemas maiores. (RiCáBarros)

O princípio mais importante no que se refere à alimentação é evitar qualquer tipo de excesso. À medida que aprendemos o controle, tornamo-nos mais sadios. Costuma acontecer que o desejo de certo alimento é tão forte que nos achamos incapazes de resistir. Os sentimentos ordenam que comemos esse alimento, mesmo sabendo que será prejudicial. Se nos recusarmos a perpetuar os maus hábitos, vamos descobrir que acabaremos por não gostar do que faz mal e gostar do que faz bem. Os glutões empanturram-se e continuam querendo comer mais. Comendo desmedidamente, arriscam-se a forçar o funcionamento de um coração talvez já sobrecarregado há anos.

Numerosas pessoas, irrefletidamente, comem tarde da noite. Quase sempre o sono vem em seguida, quando então a máquina interna do homem diminui o ritmo de funcionamento. O alimento pode ficar no estômago sem ter sido devidamente digerido. Portanto, é imprudente comer imediatamente antes do repouso noturno.

     Porém, não há nada pior para o corpo ou para a mente do que as bebidas alcoólicas. Sob a influência do álcool, um homem é capaz de fazer coisas das quais se envergonharia se estivesse em seu juízo perfeito. Violência, ganância, cobiça por dinheiro e sexo, até homicídios pode resultar da embriaguez. A crença de que vinho, sexo e dinheiro trazem felicidade é, segundo os sábios, a principal ilusão a ser superada antes que o homem realize sua verdadeira natureza.

    O álcool aumenta a avidez do homem por dinheiro e sexo e, por esta razão, é o pior dos três males. É uma indulgência desnecessária e extremamente perigosa, porque embota a razão. Um indivíduo embriagado não é mais um verdadeiro homem. Esforçar-se por manter somente apetites normais é sinal de sabedoria. 

- A esta questão poderíamos adicionar as drogas como um todo, seja o álcool, a maconha, cocaína, heroína, LSD, ópio, crack, morfina, o cigarro e qualquer outra manifestação não citada porém existente; toda substância exógena que venha a assumir o lugar da consciência, que venha apagar a percepção até onde ela alcança e ampliar de forma ilusória essas fronteiras. Todas essas substâncias afastam o indivíduo de sua verdadeira estrada, da sua proposta inicial de vida.
- Escolher "isso" ou "aquilo" para a sua vida, seu consumo é a manifestação da sabedoria. Escolher pelo que as "coisas" ou essas escolhas podem somar na sua vida, na sua caminhada e não como sinal de posse, inserção em um grupo ou clã, ostentação de uma imagem ilusória ou mesmo afirmação de uma fantasia ou máscara pessoal impingida pelo momento social alienatório. (RiCáBarros) -  

segunda-feira, novembro 26, 2012

quinta-feira, novembro 22, 2012

logo conojaf/ba

Sexto Conojaf/Ba

Realização da Logomarca do evento.

Uma solicitação da Assojaf/Ba (Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais/Bahia) para o seu sexto congresso.






sábado, novembro 10, 2012

Mundos Privados


"Disse Heráclito:

Os homens são tão esquecidos e descuidados
pelo que ocorre a seu redor
em seus momentos de vigília
como quando estão dormidos.
Tolos, embora ouçam
são como os surdos.
A eles lhes aplica o adágio
de que quando estão pressentem
estão ausentes.
A gente não deveria atuar nem pensar
como se estivesse dormido.
Os acordados têm um mundo em comum,
os adormecidos têm um mundo privado cada um. O que vemos quando
estamos acordados é a morte; quando estamos dormidos, vemos sonhos."


Heráclito aborda o problema mais grave do homem: que mesmo estando acordado, está completamente dormido. Está dormido quando dorme, mas também está dormido quando está acordado.

O que significa isto? Porque isto é o que diz Buda, o que diz Jesus, o que diz
Heráclito. Parece completamente acordado, mas é só aparência; no fundo de seu ser, o sonho continua. Inclusive neste momento está sonhando por dentro. Mil e um pensamentos seguem seu curso, e você não é consciente do que está ocorrendo, não é consciente do que está fazendo, não é consciente de quem é. Move-te como se move a gente em sonhos.

Certeza que conheceste a alguém que se move, faz tal ou qual coisa e depois
volta a ficar dormido. É uma enfermidade chamada sonambulismo. Muita gente se levanta da cama de noite; têm os olhos abertos, podem mover-se. Vão à cozinha, comem algo e voltam a meter-se na cama. E se os perguntas à manhã seguinte, não sabem nada do assunto. Como máximo, se se esforçarem por recordar, verão que tiveram um sonho essa noite, que sonharam que despertavam e foram a cozinha; mas foi um sonho, isso como máximo; inclusive isso resulta difícil de recordar. Muita gente cometeu crimes; muitos homicidas declaram ante o tribunal que não sabem nada, que não recordam ter feito tal coisa. Não é que estejam mentindo ao tribunal, não, os psicanalistas acabaram por descobrir que não estão mentindo, não estão tentando enganar; são absolutamente sinceros. Cometeram o homicídio, cometeram-no quando estavam profundamente dormidos como em um sonho. Este sonho é mais profundo que o sonho normal. Este sonho é como estar bêbado: pode te mover um pouco, pode fazer umas poucas coisas, pode também estar um pouco consciente... mas está bêbado. Não sabe o que está ocorrendo com exatidão. O que tem feito no passado? Pode recordá-lo exatamente, por que fez o que fez? O que te ocorreu? Estava alerta quando ocorria? Apaixona-te sem saber por que; põe-te de mau humor sem saber por que. É obvio, encontra desculpas; racionaliza tudo o que faz... mas a racionalização não é consciência.

Consciência significa que é completamente consciente de algo que esteja ocorrendo nesse momento. Você está presente. Se você estiver presente quando surge a ira, a ira não pode surgir. Solo pode ocorrer quando está completamente dormido. Quando está presente, inicia-se imediatamente uma transformação em seu ser, porque quando você está presente, consciente, muitas coisas simplesmente não são possíveis. assim, de fato só existe um pecado, que é a inconsciência.

O significado original da palavra pecar é faltar. Não significa fazer algo que está errado, significa simplesmente faltar, estar ausente. A raiz hebraica da palavra pecado significa faltar. Também ocorre em algumas palavras inglesas construídas sobre a partícula miss: misconduct, misbehavior. Faltar significa não estar aí, fazer algo sem estar presente: este é o único pecado. E a única virtude? Estar completamente alerta quando faz algo. O que Gurdjieff chama recordar-se da gente mesmo, o que Buda chama estar corretamente atento, o que Krishna-murti chama consciência, o que Kabir chamou surau: Estar aí! Isso é único, faz falta, e nada mais.


Osho - trecho do livro Consciência.

As raízes do sofrimento


O sofrimento é um estado de inconsciência. Somos desgraçados porque não somos conscientes do que estamos fazendo, no que estamos pensando, pelo que estamos sentindo... e por isso nos contradizemos continuamente, a cada momento. A ação vai em uma direção, o pensamento em outra, o sentimento está em outra parte.

Vamos fazendo pedaços, cada vez estamos mais fragmentados. Isso é o sofrimento: perdemos integração, perdemos unidade. Perdemos por completo o centro, somos uma simples periferia.

E naturalmente, uma vida que não seja harmoniosa está condenada a ser miserável, trágica, uma carga que terá que levar, um sofrimento. Quão máximo a gente pode fazer é conseguir que este sofrimento seja menos doloroso. E existem mil e uma classes de estorva dores.

Não só estão as drogas e o álcool: a religião também se utilizou a modo de ópio. Deixa às pessoas drogadas. E naturalmente, todas as religiões estão contra as drogas, porque elas mesmas se dedicam ao mesmo negócio; estão contra os competidores. Se a gente tomar ópio, pode ser que deixe de ser religiosa; pode ser que já não tenha necessidade de ser religiosa. Se já encontraram o ópio, por que teriam que incomodar-se com a religião? E o ópio é mais barato, exige menos compromisso. Se a gente usar maconha, LSD e outras drogas mais sofisticadas, é natural que não seja religiosa, porque a religião é uma droga muito primitiva. Por isso todas as religiões estão contra as drogas. A razão não é que estejam verdadeiramente contra as drogas. A razão é que as drogas são competidores e, é obvio, se se pode impedir que a gente use drogas será mais fácil que caiam nas armadilhas dos sacerdotes, porque essa é a única saída que fica. É uma espécie de monopólio: no mercado só fica seu ópio e todo o resto se declara ilegal.

A gente vive sumida no sofrimento. Só existem duas maneiras de sair dele: a
primeira consiste em converter-se em meditador: alerta, acordado, consciente... e isso é algo muito difícil. necessita-se coragem. A maneira mais fácil consiste em encontrar algo que te possa deixar ainda mais inconsciente do que já está, para que não possa sentir o sofrimento. Encontra algo que te deixe totalmente insensível, algo que te intoxique, algum anestésico que te deixe tão inconsciente que possa escapar a essa inconsciência e esquecer todas suas ansiedades, angústias e sem sentidos.

A segunda maneira não é a verdadeira. A segunda maneira só faz que seu sofrimento resulte um pouco mais confortável, um pouco mais suportável, um pouco mais cômodo. Mas não ajuda, não te transforma. A única transformação chega pela via da meditação, porque a meditação é o único método que te faz consciente. Para mim, a meditação é a única religião verdadeira. Todo o resto é um engana bobos. E existem diferentes marcas de ópio: cristianismo, hinduísmo, islamismo, jainismo, budismo... O recipiente é distinto, mas o conteúdo é o mesmo: todas lhe ajudam de algum modo a te adaptar a seu sofrimento.

O que eu me proponho é te levar mais à frente do sofrimento. Não há necessidade de adaptar-se ao sofrimento: existe a possibilidade de livrar-se por completo dele. Mas o caminho é um pouco difícil; o caminho é um desafio.
Tem que te fazer consciente de seu corpo e do que faz com ele...

Osho - trecho do livro - Consciência.

Mantra



AUM
PURNAM ADAH PURNAM IDAM
PURNAT PURNAM UDACYATE
PURNASYA PURNAM ADAYA
PURNAM EVA AVASISYATE
SHANTI SHANTI SHANTI

Aquilo é perfeito; isto é perfeito
Para fora daquela perfeição emana esta perfeição;
No oceano da perfeição surgem as ondas de perfeição;
Não obstante aquela perfeição nunca é perdida

PAZ BEM-AVENTURANÇA PAZ

Shanti    Ananda  Shanti



terça-feira, novembro 06, 2012

Yoga



A Palavra “yoga” vem do sânscrito yuj (união). No plano espiritual, significa união do indivíduo com o universo. Para o homem é a união dos corpos físico, mental, psicológico e emocional. O yoga é um dos  seis sistemas da filosofia Hindú. Entre os anos 5 e 2 a.C., um sábio chamado Patanjali agrupou toda a sabedoria popular do yoga em um livro chamado Yoga Sutras, que consiste em 196 aforismos ou sutras que cobrem todos os aspectos da vida.

Entre os tipos de yoga mais conhecidos fora de Ásia estão: 

  • Hatha Yoga. Em Sânscrito Ha é sol e Tha é lua. Ao unir o sol e a lua se cria equilíbrio, harmonia. Este tipo de yoga ajuda no equilíbrio do sistema nervoso e emocional, quando estimula os órgãos internos.
  • Kundaliní Yoga. É uma das técnicas mais poderosas. Atua facilitando o fluxo de energia no corpo (prána) e abrindo os pontos do corpo onde esta energia se concentra (chakras). Utiliza-se também da combinação de mantras e pranayamas.
  • Raja Yoga. Em Sânscrito, Raja significa real.  Raja Yoga ajuda a evocar a força da vida para equilibrar a mente e as emoções; isto conduz a meditação. 
  • Tantra Yoga. Foi um dos primeiros tipos de yoga, também ensinado – passado por Shiva para a humanidade elevar-se.  Tantra significa expansão. Este tipo de yoga ajuda a expandir os níveis de consciência para chegar a uma realidade suprema.  É um yoga espiritual.
  • Siddha Yoga. Também é yoga espiritual.  É o yoga dos sábios. Ajuda a se encontrar o poder interno.  Usa a meditação e ásanas, incorpora aspectos físicos, emocionais e espirituais. Linha utilizada pelo Budha - Siddharta Gauthama, para atingir a iluminação.
  • Mantra Yoga. Mantras podem ser palavras, frases ou sílabas  que ajudam a concentrar-se para abrir os chakras.  Este tipo de yoga ajuda a alcançar um estado de consciência profunda. Trabalha a eletricidade do corpo, ou seja, é essencialmente energética.
O yoga pode se dividir em oito aspectos:
Yama e Niyama. São códigos de conduta moral e social, já descritos acima.
Àsana. Ajustes delicados e conscientes de todas as partes do corpo em várias posturas, com a participação completa da mente, usando a atenção e o intelecto. É a composição da postura firme e confortável.
Pranayama. Regulação e controle da respiração. Controle do prána.
Pratyahara. Relaxamento. Internalização dos sentidos.
Dharana. Concentração.
Dhyana. Meditação.
Samadhi. É o último, é o estado de autorealização. É a busca do yogin, ultrapasar a meditação, ultrapasar Dhyana, atingir a iluminação.

Somente os quatro primeiros podem ser vistos, notados, os demais são individuais. No yoga os oito aspetos estão integrados na prática de ásanas e pranayamas. Esta prática é rotineira e nos ensina a nos concentrarmos naquilo que queremos; nos ajuda a distinguir o essencial do ilusório e a conseguir não só uma boa forma física, mas principalmente paz mental, claridade intelectual e estabilidade emocional.




Yoga e saúde



 A saúde não é só um estado sem enfermidade, mas é um estado de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. A doença pode estar latente ou interrompida, e apenas somos conscientes dela quando se mostram os sintomas, e quando estes aparecem apenas nos preocupamos em eliminá-los e esperar que apareçam outros e outros. A prática de yoga pode eliminar os sintomas, e sobre tudo ajuda a erradicar a enfermidade do corpo.

Os sistemas que podem ser tratados com yoga terapêutico são:

_ Esquelético e muscular. Artrites, ombro, cervical, dor lombar, hérnia de disco, nervo ciático pinsado, cifose, escoliose, lordose.
_ Circulatório. Problemas cardíacos, hipertensão, problemas circulatórios.
_ Digestivo. Acidez, flatulência, diabetes, colite, hérnia de hiato, má digestão.
_ Respiratório. Asma, sinusite, bronquite, rinite.
_ Nervoso. Dor de cabeça, ansiedade, estres aumentado.
_Reprodutivo. Desordem menstrual, displasia uterina, problemas da menopausa, TPM.
_ Imunológico. Reforça as defensas. Também existem estudos científicos nos EUA e França, que demonstram pacientes de AIDS terem melhorado sua qualidade de vida graças à prática diária do yoga.

A condição saudável do corpo físico passa por várias trocas diárias. Seja a trajetória da nossa energia no nosso próprio campo magnético, seja a troca inerente do contato com os campos magnéticos das pessoas com quem convivemos ou mesmo quando estamos em trânsito nas ruas, as trocas com os campos magnéticos dos passantes (que não conhecemos e não sabemos o que e como carregam nestes campos de energia).

A condição saudável ainda depende da qualidade do prána que manipulamos que absorvemos. Se tudo é energia e prána é a essência da energia, tudo o que existe é também prána, logo, toda forma de alimento são formas diferentes de prána. Os alimentos, o ar, a água, o som, os aromas, o éter (pensamentos, palavras), as secreções corporais (hormônios, emoções, excreções) todas são formas de prána e tudo começa na respiração. Observando a qualidade do ar respiramos, da água que bebemos, dos sons que ouvimos (músicas, mantras, palavras, ruídos), dos aromas que sentimos (cheiros e odores), a qualidade dos nossos pensamentos, das palavras que proferimos, observando as nossas emoções, cuidando das secreções hormonais, limpando o corpo por meio das excreções eficientes; tudo isso melhora a qualidade de vida, pois melhora a qualidade final do prána, melhora o resultado da composição energética destes elementos – você.

A diferença entre reconhecer estes elementos conscientemente como elementos que compõe o próprio indivíduo, sendo assim natural e normal o cuidado com tais elementos e o fanatismo cego de mistificá-los é o estudo do yoga e a compreensão clara e sincera da vida simples e completa.

Compreender e aceitar que precisamos sempre limpar, descartar, adaptar e refinar para melhorar não é ser melhor que o outro, mas entender que a partir desse momento você se torna responsável pelos seus atos apenas por ter consciência deles; assim temos a necessidade de sermos exemplo para que outras partes de nós mesmos (nossos semelhantes), possam também despertar.

A sinceridade e o compromisso com que nos dedicamos a nossa alimentação, a limpeza geral, aos ásanas, ao estudo aprofundado, as reflexões, mantras e a todo prána que cuidamos e absorvemos é diferencial para manter a harmonia interna e com isso a saúde.

A prática efetiva do yoga nos trás essa realidade, nos aproxima desta proposta.