"Disse Heráclito:
Os homens são tão esquecidos e descuidados
pelo que ocorre a seu redor
em seus momentos de vigília
como quando estão dormidos.
Tolos, embora ouçam
são como os surdos.
A eles lhes aplica o adágio
de que quando estão pressentem
estão ausentes.
A gente não deveria atuar nem pensar
como se estivesse dormido.
Os acordados têm um mundo em comum,
os adormecidos têm um mundo privado cada um. O que vemos quando
estamos acordados é a morte; quando estamos dormidos, vemos sonhos."
Heráclito aborda o problema mais grave do homem: que mesmo estando acordado, está completamente dormido. Está dormido quando dorme, mas também está dormido quando está acordado.
O que significa isto? Porque isto é o que diz Buda, o que diz Jesus, o que diz
Heráclito. Parece completamente acordado, mas é só aparência; no fundo de seu ser, o sonho continua. Inclusive neste momento está sonhando por dentro. Mil e um pensamentos seguem seu curso, e você não é consciente do que está ocorrendo, não é consciente do que está fazendo, não é consciente de quem é. Move-te como se move a gente em sonhos.
Certeza que conheceste a alguém que se move, faz tal ou qual coisa e depois
volta a ficar dormido. É uma enfermidade chamada sonambulismo. Muita gente se levanta da cama de noite; têm os olhos abertos, podem mover-se. Vão à cozinha, comem algo e voltam a meter-se na cama. E se os perguntas à manhã seguinte, não sabem nada do assunto. Como máximo, se se esforçarem por recordar, verão que tiveram um sonho essa noite, que sonharam que despertavam e foram a cozinha; mas foi um sonho, isso como máximo; inclusive isso resulta difícil de recordar. Muita gente cometeu crimes; muitos homicidas declaram ante o tribunal que não sabem nada, que não recordam ter feito tal coisa. Não é que estejam mentindo ao tribunal, não, os psicanalistas acabaram por descobrir que não estão mentindo, não estão tentando enganar; são absolutamente sinceros. Cometeram o homicídio, cometeram-no quando estavam profundamente dormidos como em um sonho. Este sonho é mais profundo que o sonho normal. Este sonho é como estar bêbado: pode te mover um pouco, pode fazer umas poucas coisas, pode também estar um pouco consciente... mas está bêbado. Não sabe o que está ocorrendo com exatidão. O que tem feito no passado? Pode recordá-lo exatamente, por que fez o que fez? O que te ocorreu? Estava alerta quando ocorria? Apaixona-te sem saber por que; põe-te de mau humor sem saber por que. É obvio, encontra desculpas; racionaliza tudo o que faz... mas a racionalização não é consciência.
Consciência significa que é completamente consciente de algo que esteja ocorrendo nesse momento. Você está presente. Se você estiver presente quando surge a ira, a ira não pode surgir. Solo pode ocorrer quando está completamente dormido. Quando está presente, inicia-se imediatamente uma transformação em seu ser, porque quando você está presente, consciente, muitas coisas simplesmente não são possíveis. assim, de fato só existe um pecado, que é a inconsciência.
O significado original da palavra pecar é faltar. Não significa fazer algo que está errado, significa simplesmente faltar, estar ausente. A raiz hebraica da palavra pecado significa faltar. Também ocorre em algumas palavras inglesas construídas sobre a partícula miss: misconduct, misbehavior. Faltar significa não estar aí, fazer algo sem estar presente: este é o único pecado. E a única virtude? Estar completamente alerta quando faz algo. O que Gurdjieff chama recordar-se da gente mesmo, o que Buda chama estar corretamente atento, o que Krishna-murti chama consciência, o que Kabir chamou surau: Estar aí! Isso é único, faz falta, e nada mais.
Osho - trecho do livro Consciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário